top of page
  • Foto do escritorErica Gasparetto Martinovski

Pesquisas e Fluxos | Plano de Guerra | Dia 8



Mentorias parecem momentos mágicos para mim. A dinâmica que se faz por aqui é assim: conectamos com alguém que caminha um caminho parecido com o nosso, mas que já conheceu muitos mais buracos, mais desvios, mais ajustes e encontrou alguns Easter Eggs (O easter egg (ou ovo de Páscoa, em português) é uma surpresa. Normalmente, em produtos de tecnologia, trata-se de uma mídia, uma mensagem ou um programa escondido dentro de uma outra mídia. Aqueles que esconderam o “ovo” podem - ou não - deixar dicas. E encontrá-los pode ser uma tarefa bem divertida - texto via Tecnoblog).


Assim, o mentor nos traz uma série de pontos de vista. E nosso papel é elaborar este pontos de vista, ampliar para nossas perspectivas e colocar algo em prática para resolvermos o que precisamos com essa ajuda extra. E nestas mentorias muitos temas poderiam gerar muitos mais textos. Tenho tentado trazer aqui recortes, que se conectem com meus usos mais diretos. Como reflexão e ampliação do aprendizado.


Esse veio trazido pelo Traini como passos sintéticos do processo de pesquisa. Que tratei de organizar como um passo a passo com hierarquias. A partir do fazer uma pesquisa (para buscar algum conhecimento) teremos determinadas informações que precisarão ser extraídas a partir de alguma filtragem definida. dessa parte filtrada ainda teremos um refinamento para buscar insights que possam responder a nossa pergunta inicial de pesquisa. E então, uma parte bastante importante do processo de pesquisar: gerar acionáveis, como sugestões sobre possibilidades de manejo dos insights.


Meu recorte aqui vai para essa organização em fluxo de passos que são dependentes do passo anterior. Nos quais vamos sintetizando e selecionando informações a cada etapa. Do macro para o micro.


Na comunicação este fluxo também é extremamente válido, mas no caminho oposto. Organizamos um ponto de partida (o que nosso público alvo tem em mente no início) e um ponto de chegada (o que queremos que nosso público alvo tenha em mente ao final de nossa intervenção). Entre estes dois pontos ajustamos um fluxo onde selecionamos as informações que serão distribuídas ao longo do caminho, para conectarmos os dois pontos com coerência, objetividade e sem excessos. Em tempo mais curtos passaremos pelo fluxo mais objetivamente com informações mais concisas (por exemplo em falas de 3 minutinhos abrindo uma reunião). Em eventos mais longos, podemos utilizar o mesmo fluxo, mas com a diferença de que iremos aprofundar um pouco mais cada passo do fluxo (por exemplo apresentações de 10 a 20 minutos).


A comunicação diz muito mais respeito a organização de fluxos que serão um guia para a fala, que a fala propriamente dita. Lembremos que a organização dos elementos para que a fala seja produzida é apenas um resultado de muitas funções neurais, que estão tentando enlouquecidamente, dentro de nosso cérebro, escolher a melhor palavra, que diga o que queremos. Podemos ajudar o cérebro fazendo essa organização da fala como um fluxo definido, desenhado de acordo com os nosso objetivos. Fluxos para falas públicas. Já tentou fazer desta forma?


 

Estou finalizando uma pós em UX agora, integrando aprendizados com a pós em Negociação e senti que fazer as mentorias do Plano de Guerra do MBA em UX seria a cereja do bolo para estimular ainda mais o meu próprio processo de aprendizagem. Além de exercício sobre encontrar conexões e traduzir o Design, cada vez mais, dentro das áreas multidisciplinares que atuo.


Abro aqui para vocês meu próprio processo de aprendizagem. Notas, esquemas, insights que juntam conhecimentos de muitos lugares que trago. Busco uma conexão e outra e outra. Junto pontos e fios. Organizo fluxos. Sintetizo. Conecto percepções e busco organizar isso como uma jornada, ou um esquema, ou um passo a passo que possa ser lembrado e repetido. Para que possa ser replicado, quiçá se tornar modo de agir e novo hábito. E que possa me levar para um alvo definido.


Acompanhe a jornada! Serão 50 mentorias. 50 insights por aqui.


Sou a Erica Gasparetto Martinovski. Fonoaudióloga expert em Neurocomunicação e Comportamentos, atuando em análise e melhoria de processos de comunicação de lideranças e negócios. Trazendo o design para tornar essa jornada mais tangível e estratégica.


Inspiração do texto: Plano de Guerra/Mentoria em UX - Dia 8 - João Traini


Para me seguir:


Post: Blog2_Post
bottom of page