top of page
  • Foto do escritorErica Gasparetto Martinovski

Presença | Plano de Guerra | Dia 2

Atualizado: 22 de set. de 2023

Estar presente fala sobre nos mostrarmos para o mundo. Ao mesmo tempo, é sobre estarmos presentes em nós mesmos, entendendo nossas possibilidades de colaboração com este mundo, sem cair na falácia do “não temos o que compartilhar”.


Fazer participação consistente, colaborativa, mostrando interesse e disposição, vai tornando visível quem estamos sendo. O que dialogamos, com que trabalhamos, uma percepção diferente de um tema ou ferramenta. Pode parecer pouco pra gente, mas para alguém do outro lado desse diálogo, pode gerar um grande impacto e diferença. E você será uma pessoa vista e lembrada. Fará parte de uma comunidade. Vejo como nutrição. Alimentar o caminho, as conexões, que fazem sentido para o que você busca.


Não cair em conflitos internos sobre inseguranças e medos - sobre se expressar e se mostrar - ajuda a manter a consistência. Manter também foco no que tem qualidade e faz sentido para você (um canal, uma rede de contatos, um tema), evitando abraçar informações excessivas, que nunca serão colocadas em prática. Mas não deixar de se envolver, sempre abrindo espaços para conhecer algo novo.


Se fazer presente e pertencente. Escolher como um modo de operar e fazer parte. Alimentar conexões encontrando a qualidade que podem representar para você e para quem você conecta. Buscar molas propulsoras e minimizar pedras no caminho.



Ser fono na formação base é amar linguagem, sistema neural, desenvolvimento humano. Palavras, conceitos, redesenhar formas de dizer e expressar, aprendizado, conexão e relações.

Quando decidi me aproximar do UX Design, acreditava que seria uma alternativa de um formato de trabalho 100% dentro de meu estilo de vida com liberdade geográfica e qualidade de vida a partir de trabalhar de casa (já que minha área de formação base não tem cultura de atendimentos on-line).


A virada de chave veio intensa quando percebi que eu poderia escalar os serviços de atendimentos de lideranças e negócios utilizando exatamente o design e as ferramentas de inovação para trazer novas leituras e análises sobre melhorias possíveis na comunicação e nas relações. Tornar habilidades de relacionamento em escolhas estratégias mais assertivas, baseadas em planejar, analisar, organizar, focar, escolher melhor o que dizer, como dizer e para quem dizer. Criando relações mais estáveis, produtivas, de confiança e verdadeiras, no sentido de ter melhores conexões, gerando melhores resultados com menor desgaste mental e emocional. Construção de boas e alinhadas conexões, usando comunicação e design para isso.


Colocar as relações como desenhos escolhidos e planejados é uma alavanca para as lideranças! Descobri isso na prática, aplicando técnicas de design nos atendimentos de neurocomunicação e comportamento. Meu trabalho ganhou novo gás e amplitude.


Estou finalizando uma pós em UX agora, integrando aprendizados com a pós em Negociação e senti que fazer as mentorias do Plano de Guerra do MBA em UX seria a cereja do bolo para estimular ainda mais o meu próprio processo de aprendizagem. Além de exercício sobre encontrar conexões e traduzir o Design, cada vez mais, dentro das áreas multidisciplinares que atuo.


Abro aqui para vocês meu próprio processo de aprendizagem. Notas, esquemas, insights que juntam conhecimentos de muitos lugares que trago. Busco uma conexão e outra e outra. Junto pontos e fios. Organizo fluxos. Sintetizo. Conecto percepções e busco organizar isso como uma jornada, ou um esquema, ou um passo a passo que possa ser lembrado e repetido. Para que possa ser replicado, quiçá se tornar modo de agir e novo hábito. E que possa me levar para um alvo definido.


Acompanhe a jornada! Serão 50 mentorias. 50 insights por aqui.


Sou a Erica Gasparetto Martinovski. Fonoaudióloga expert em Neurocomunicação e Comportamentos, atuando em análise e melhoria de processos de comunicação de lideranças e negócios. Trazendo o design para tornar essa jornada mais tangível e estratégica.


Inspiração do texto: Plano de Guerra/Mentoria em UX - Dia 1 - Rafael Frota trouxe o tema “A principal característica para se destacar (em UX e na vida).”


Para me seguir:


Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page