top of page
  • Foto do escritorErica Gasparetto Martinovski

Princípio de Pareto, UX Paretto e a base das construções.

Atualizado: 16 de set. de 2023


Quando decidi ampliar meus trabalhos por aqui me baseei em algumas focos específicos: minhas filhas cresceram e agora estão em áreas que passamos a dialogar mais e mais, design, informática, saúde e inovação.


Eu, sempre apaixonada por observar e captar cada detalhe de cada cena, desde as falas, até os mínimos gestos do corpo e os impactos nas outras personas, senti necessidade de revisar o trabalho que desenvolvi até aqui.


Na minha personalidade há uma força imensa que me faz tentar integrar todas as peças do quebra cabeça. A mãe, que fui para minhas filhas, é a profissional que, habilmente, consegue traduzir necessidades dos clientes quando se trata de comunicação e comportamento. A mulher, que organiza a gestão da vida de 6 criaturas desta casa, é a profissional que, a partir de uma única sessão de diagnóstico, consegue prever tempo de mudanças e ajustes comportamentais importantes para altas lideranças, detalhando as experiências que precisarão ter e o prazo que tudo precisa acontecer para a mudança ter impactos no sistema neural, definindo um ganho verdadeiro.


Nesse sentido, fazia sentido trazer a UX Paretto como a melhor lembrança a respeito das experiências (UX) que elaboramos para que o aprendizado aconteça, resgatando junto uma parte do meu sobrenome materno Gasparetto.


Ao mesmo tempo, lembrei do Princípio de Pareto, teoria estabelecida por Vilfredo Pareto,


que diz assim: aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. É como se disséssemos que 80% das suas transformações comportamentais virão de 20% de ajustes que você precisará fazer.


Imagine assim: você precisa atingir uma mudança profissional que te levará a uma mudança de carreira e para isso acontecer precisa diagnosticar comportamentos, comunicação e relacionamentos, porque as habilidades técnicas você já tem. Se você fizer um bom mapeamento de seu cenário (diagnóstico) e puder selecionar os seus 20% que mais precisam ser trabalhados e modificados, eles te darão 80% de todas as tuas melhorias, atingindo assim a condição de fazer a transformação que precisa e ampliar sua carreira.



E esse também é um princípio que na fonoaudiologia vemos muito acontecer na prática clínica. Aplicamos determinadas técnicas isoladamente e repetidamente, até que um dia, como mágica, o paciente chega com todas as mudanças concretizadas em um processo que chamamos generalização. O sistema neural generaliza o aprendizado e leva para as outras esferas do contexto.


E isso é completamente minha forma de viver e olhar para o mundo. Interligado, conectado. “O bater de asas de uma borboleta que gera um tsunami…” É a alma da UX Paretto. A verdadeira base de minha construção.


Fez sentido para você?

Quais são os seus 20% para gerar mudanças que precisa?




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page